Nesse primeiro post quero falar sobre algo que incomoda muitos profissionais: falar em público, o bendito ppt de fundo em alguma tela ou projeção, as pessoas olhando fixas para você… Aquele momento em que se não tivermos seguros gera gagueira, atropelos nas palavras, ansiedade e a famigerada vergonha. Ficar vermelho é pouco as vezes kkk
Eu não sou um bom apresentador não, já falhei várias vezes e tive muitos dos problemas que citei acima. Apesar disso, chega um momento na vida em que temos equipe, precisamos lidar mais com pessoas do que com processos e a parte técnica. Por isso é fundamental saber expor as ideias.
Na minha jornada de “aprender como apresentar” eu já folheei muitos livros, pesquisei caras famosos como Steve Jobs, Jimmy Fallon e Ronnie Von. Sobre este último, o Ronnie Von, eu curto pacas o programa dele e cara, como ele apresenta bem! Com classe, fala pausadamente, ele cativa a maioria dos entrevistados que vão lá.
De um modo geral pelo o que percebo desses caras e sobre as dicas que tantos outros falam, existem algumas técnicas, que apresento a seguir.
Dicas para uma boa apresentação.
- Domínio sobre o assunto apresentado. Se não sabe o que vai falar certamente vai se embasbacar.
- Entenda e tente usar uma linguagem próxima do público alvo. Se souber alguma gíria ajuda muito a cativar, mas principalmente os termos da área são super importantes para engajar, tudo o que é próximo da nossa realidade é mais fácil de assimilar.
- Cativar, já falei acima, mas isso merece um tópico exclusivo. Explorar o lado emocional é sempre uma alternativa, pois pessoas felizes gastam, investem, estão de um modo geral mais abertas ao mundo.
Isso ajuda muito nas vendas! - A apresentação precisa refletir, complementar e serve de guia para o que está sendo abordado. Então é importante ter um audiovisual
phoda. Na semiótica e semiologia trabalhamos muito com os 5 sentidos e isso é vital para que a comunicação vá do emissor para o receptor sem ruídos. - Por fim, seja organizado! Tenha apenas uma versão da apresentação final, ou use uma pasta separada com cópias na nuvem, em pendrive e no laptop.
A chance de uma cópia só dar pau é muito grande!
Com relação a livros, tem que me ajudou muito, principalmente na adolescência: Como fazer amigos e influenciar pessoas do Dale Carnegie. Esse cara é top na arte da comunicação e da dicas ótimas sobre como iniciar conversas, sobre como gerar atenção no que se fala e principalmente como se portante diante as diversas apresentações que por ventura precisamos fazer! O livro é fininho e da muita vontade de ler e reler.
Eis que, entre os dias 09/06 (Hoje) e 12/06, o Sol se encontra na Casa 2 e a Lua o harmoniza, transitando pela Casa 10. O contato é benéfico, e possibilita encontros favoráveis no setor profissional.
Personare