2022: nova paleta de cores

Tradicionalmente renovamos algumas coisas na virada de ano, tais quais ideias ou sonhos e por aqui não poderia ser diferente. Dei uma breve navegada COOLORS e achei uma paleta de cores nova aqui para o site.

Todavia, como cores novas implicam numa identidade nova, eu dei uma rascunhada e me me agradou ter por aqui a harmonização de elementos a seguir:

Identidade visual J.FSK

Tal paleta com essa combinação de cores: Azul e Vermelho não é nenhuma novidade, haja vista que pode ser vista em marcas como Pepsi, Carrefour e Tommi Hilfiger. Sobretudo, me identifiquei. Apliquei a tradicional regra 60 / 30 / 10 nos elementos do site, me aprofundei nos meus princípios e é isso que importa, ne?

Só que não! As cores de um projeto precisam de estudo e pesquisa.

Haja vista, que o processo de especificação de cores para um projeto e é algo importante, ainda mais quando não existe uma identidade a ser seguida. Para ter ideia, nas grandes empresas os manuais são guias essenciais e algumas consultorias ou áreas de marketing passam as vezes meses os elaborando.

Nesse contexto, leva-se em conta geralmente o público-alvo, essência do negócio, área de atuação, concorrência, moda, tendências do momento, produtos… Isso tudo com embasamento dos researchers em pesquisas e testes. Parâmetros muitas vezes ignorados por empresas pequenas ou profissionais liberais, que preferem adotar em 99% dos casos as cores que mais lhe agradam.

Falar sobre cores, certamente rente muitos posts e aqui pelo site foi fácil de resolver, pois era algo “eu comigo mesmo”. Porém, fica aqui aquela nostálgica lembrança dos dias e noites em que eu e tantos outros que atuam com design, quebramos a cabeça. Seja para encaixar alguma peça com o logotipo ou vice-versa de acordo com a identidade visual de produtos ou empresas.

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