Categorias
Artigos

Scrum: Papeis e Responsabilidades

Nestas duas últimas semanas eu produzi um material sobre Papeis e Responsabilidades e que vamos adotar em breve em nossas Squads na Porto Seguro. Se você lida com tecnologia e desenvolvedores é muito comum e já deve ter ouviu falar do Scrum, certo?

Caso ainda não saiba o que é isso, você deveria saber, é uma metodologia que foi criada a vários anos e é mantida por uma fundação chamada Scrum.org, que atualmente promove atualizações em seu manifesto, fornece certificados, promove treinamentos e divulga suas boa práticas.

De um modo geral como eu já disse antes o Scrum é muito conhecido no meio da tecnologia, mas ele também pode ser utilizado em outros ambientes. Já ouvi histórias de que foi usado em canteiro de obras e deu uma agilizada bacana na construção que estava sendo feita.

Mas afinal o que é Scrum e como funciona?

Por meio de rituais e artefatos, isso não é magia negra, cria-se rotinas no qual por um período chamado de Sprint, geralmente de uma a quatro semanas, resolve-se uma ou mais histórias. Tudo isso, variando para mais ou menos, conforme a dificuldade da história, conhecimento e ou quantidade de “construtores” neste grupo apelidado de Squad ou Tripo.

Para gerir essa Squad e criar as histórias que são organizadas no e mantidas num Product Backlog, existe a posição chamada de Product Owner – PO. Geralmente, é a pessoa que faz a ponte entre os desenvolvedores (construtores) e as áreas de negócios e cuida do Roadmap.

Também, se for necessário ele fará dupla com o User Experience – UX, que pesquisa, traduz sistematicamente, valida as jornadas e fluxos dos utilizadores do produto. Ele também pode produzir Wireframes e diagramas que ajudam a a enriquecer as histórias e testar o produto antes de ser produzido. Por isso que as vezes confundem o UX com Designer.

Outra figura importante no Scrum é o Scrum Master, que na prática, além de zelar pelo uso correto e disseminação do Framework Agile, é um famoso resolvedor de impedimentos, que sempre ocorrem e são manifestados diariamente numa reunião de 15 minutos feita pela Squad todos os dias., chamada de Daily. Além disso, este profissional também mapea a performance dos Devs e pode fazer a “gestão humana” junto do PO.

Demais rituais

Existem outros rituais e artefatos importantes e para o bom funcionamento da Scrum, tais quais a reunião de entrega da Sprint, chamada de Revisão. A reunião de Retrospectiva, onde o pau come e se fala-se sobre os desafios e oportunidades da sprint. Os refinamento, onde são tiradas dúvidas sobre as histórias.

Ahh tem o famoso quadro de post-it chamado de Kamban, onde se colocam as tarefas derivadas das histórias e estão sendo feitas na Sprint… Aliás, nas reuniões você pode praticar um pouco do que que falei no post anterior, sobre técnicas de apresentação.

Caso queira saber mais e tirar seu certificado eu recomendo a CertiProf, que inclusive agora na quarentena está com a prova de certificação gratuita de Scrum – SFPC. Eu já garanti o meu e estou fazendo um segundo chamado de IMCP que é para profissionais que trabalham com Inovação.

O Sol na Casa 2 sugere que a qualidade deste momento é a da percepção da importância das questões materiais e, ao mesmo tempo, a Lua na primeira casa lhe chama para observar as suas necessidades emocionais para estes dias: como você está se sentindo? Tem dado a devida atenção a si e ao seu corpo?

Personare

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *