Como escrever artigos e posts focados em SEO

Bora falar então de coisas mais técnicas Como escrever artigos e posts focados em SEO? Semana passada foi meu aniversário e eu iria escrever algo sobre o momento de quarentena e tal, mas os livros de histórias vão falar desse momento no futuro…

SEO é a abreviação de Search Engine Optimization e surgiu anos atrás quando o Google virou a potência que é hoje. De um modo geral, são regras e boas práticas que o gigante de buscas ou seus concorrentes, como Bing, priorizam para exibir certo sites por primeiro nas busca.

Nesse sentido, a menos que você goste de escrever para si mesmo é importante entender e se utilizar de algumas regras que falaremos a seguir para bombar nas buscas. Contudo, você não precisa escrever o site inteiro nesse modelo, mas se o fizer certamente terá ótimos resultados.

Digo isso, pois venho aprimorando esse modelo desde 2008 e me orgulho de já ter emplacado em diversos momentos páginas e sites entre os mais buscados, sabe, ali na primeira página do buscador.

Vamos as dicas de SEO

Separando as partes como faria Jack, the Ripper: Num primeiro momento falaremos de técnicas que melhoram a leitura.

  • O título e a primeira frase do texto estão conectados. É importante ter repetição de palavras nesses dois. Geralmente, é de onde o Google pega aquela frase que é exibida abaixo do link no resultado.
  • Palavra-chave. Resuma o seu texto com uma palavra, ela deve ser repetida pelo menos 5 vezes ao longo do texto.
  • Produza frases e parágrafos curtos. Afinal, ninguém gosta textos sem virgulas ou que se prolonguem demais. Além disso, você pode complicar ou gerar ruídos na comunicação
  • Ainda sobre as frases e parágrafos evite palavra repetidas, a língua portuguesa é linda nisso e sempre que precisar, utilize uma biblioteca de sinônimos. Pois, isso enriquece a leitura!
  • Sobretudo, entretanto, conforme, portanto… São chamadas palavras de transição e ajudam a amarrar sentenças. Portanto, use-as sem medo, capiche?
  • A cada 300 palavras ponha um subtítulo e limite seu texto a 1000 palavras, isso ajuda a dar uma pausa e também a focar em momentos, situações ou partes.

Agora um pouco da parte técnica

Em termos da estrutura técnica recomenda-se o seguinte:

  • Links internos e externos. Seu texto deve ter um link apontando para dentro do seu site e outro para alguma referência externa.
  • Utilize ao menos uma imagem de destaque e que represente o conteúdo, inclusive, pode-se utliza algo relacionado a palavra-chave. Também é importante incluir um texto “alt” nesta e em todas as imagens, para ajudar aqueles que porventura possuam problemas visuais.
  • Use Negrito, Itálico e demais elementos como links de cores diferentes, isso ajuda a dar importância e organiza pontos que merecem atenção do leitor ou não;

Por fim, caso utilize WordPress eu mega indico o plugin Yoast SEO, ele confere todas essas regras e mais alguma. Além disso, ele retorna se o texto ou post é SEO Friendly e isso ajuda demais a escrever textos como este.

Entre os dias 20/06 e 06/07 (Hoje), o planeta Marte estará “brigando” com o Sol do seu mapa de nascimento, e este tende a ser um período de desgaste desnecessário de sua vitalidade.

Personare
COMPARTILHE ESTE ARTIGO