O que faz um profissional de Design ou UX em 2023?

Essa pergunta é muito feita pelos estudantes ou aqueles que procuram uma área diferente par atuar. E antes de descrever as principais funções, é preciso contar um pouco da origem desses profissionais.

O Designer até mais ou menos 2010 no Brasil, era visto como o “faz tudo”. Era quem fazia logotipo, cartão de visita, flyer, etc. E alguns já namoravam o meio digital, fazendo banners, e-mail marketing e até mesmo o site em si. Já existia o WordPress, Drupal e outros que ofereciam uma boa personalização e descartavam a necessidade de programador para apoiar.

No que tange o meio digital era um trabalho em parceria com desenvolvedores e no impresso havia a parceria com os diagramadores ou pessoal de gráfica. Porém, havia alguns métodos em ascensão como o Design Thinking e a metodologia ágil, que hoje em dia são praticamente o cotidiano de empresas mais estruturadas. Nesse contexto, surgiu o profissional de UX, alguém que inicialmente atuou híbrido entre design e experiência.

Bom, ocorreu desde então uma grande adaptação do mercado e muitas especialidades foram criadas. Em 2023 não teremos muita variação para o cenário visto em 2022, mas segue uma breve lista e com suas respectivas áreas de atuação:

Designer

Atua como criativo e é o famoso diretor de Arte. Faz logotipos, banners para Ads ou promo e alguns ainda mexem com impresso, pois há demanda de flyers, banners, fachadas… Ainda é o faz tudo, apesar de alguns se acharem a última bolacha do pacote.

Designer industrial

Sabe embalagens, caixas e rótulos? Esse profissional atua com isso geralmente em agências especializadas para atender indústria e comércio ou em houses dentro das empresas. O foco é o impresso e pode-se atuar com branding, diagramação e 3D.

Designer de jogos

Precisa saber muito de 3d, fotografia, luz e sombra. Criação de personagens e cenários é o foco desses caras. Cm os jogos mobile em ascensão, muitos atuam com motion ou UI.

Designer de moda, moveleiro e afins

São especialidades do designer industrial, assim como o designer moveleiro e atuam em nichos específicos de mercado. Geralmente, usam programas que pouca gente conhece, mas recebem treinamento especifico para atuar.

Designer de produto ou UX Designer

Aqui o design começa a se misturar com UX. Pois esses profissionais além de aplicar técnicas de design, UI e criação em sistemas, aplicativos, sites e afins. Também manja um pouco de UX e pode aplicar com menor frequência algumas técnicas que o especialista em UX generalista domina.

UX (generalista)

É o cara preocupado com a experiência do cliente e vai ter o Design Thinking quase como guia espiritual. Pode produzir protótipos de baixa ou alta qualidade e navegáveis, faz testes e entrevistas com stakeholder, mapeia jornadas e pode conduzir Discovery, Inception e demais estratégias quando necessário. Seu foco é resolver problemas de contratação, aderência, vendas em jornadas e fluxos em aplicativos, sites e programas.

UX Research

São especialistas em pesquisa, entrevistas e testes. Fazem a imersão necessária dentro e fora do negócio para provocar melhorias e trazer insumos que aprimorem o trabalho em parceria com os outros UX. É atribuído papel importante a esses profissionais no que diz respeito a arquitetura da informação, ou seja, indicam o melhor caminho a ser seguido ou construído

UX Writer

São especialistas como o próprio nome diz na parte escrita e da mesma forma que os UX Research, fazem a imersão necessária para atuar de forma estratégica e impulsionar melhorias. Podem, ser responsáveis também por jornadas conversacionais, existentes em bots de atendimento ou na curadoria de termos, que aprimorem a inteligência deles.

Posso ter esquecido de algo, alguém ou existem melhorias nas descrições. Então prometo atualizar o texto ao longo do ano...

COMPARTILHE ESTE ARTIGO